Sistema Público de Escrituração Digital

Sistema Público de Escrituração Digital

terça-feira, 23 de maio de 2017

ECD - VERSÃO DO PVA 4.0.4 - Tutorial de Correção de Erros de Instalação


Versão 4.0.4 da ECD

Publicada a versão 4.0.4 da ECD com a seguinte alteração:


- Correção das advertências geradas indevidamente devido ao código de aglutinação nos registro J100, J150 e J215.


VERSÃO PVA 4.0.4 de 22/05/2017 - Bom amigos, aconselho a ler todo o tutorial antes de começar a correção, evitando assim erros no processo. Já faz algum tempo que as versões dos PVAs estão sendo disponibilizadas com Java embutido, especificamente, JAVA  (1.8.0_51), o que torna o processo de instalação mais fácil e com menos problemas, no entanto no processo de instalação assim como basicamente grande parte dos programas que utilizamos no decorrer do nosso dias apresenta instabilidade muitas vezes pela instalação de forma errada e algumas por outros programas e aplicativas que causam conflitos com o mesmo, assim vamos procurar nesse tutorial ajudar os colegas que se utilizam do PVA na instalação e correção de algum erro que venha a acontecer no processo.

 PASSO – Entrar na pagina do SPED no endereço: sped.rfb.gov.br , para fazer o download do programa, manuais , perguntas frequentes e qualquer informação que venha a precisar sobre o projeto SPED.


2º PASSO – Após o download do Programa Validador e Assinador (PVA), clicar com botão direito do mouse e executar como administrador conforme imagem, pois assim o sistema será instalado no seu caminho correto sem que ocorra bloqueio por conta de sua máquina, caso apareça mensagem pedindo permissão, marcar a opção "SIM".


3º PASSO – Avançar na instalação conforme figuras a seguir.






4º PASSO – Após concluída a instalação da versão ECD 4.0.4 , executar como administrador para o melhor funcionamento da ECD. Neste processo de Instalação efetuada na data da publicação, não ocorreu nem um erro no processo de instalação, no entanto é possível que em outras máquinas que não forem instalados no caminho correto ou mesmo que possua problemas, como varias versões de JAVA instalado, podem causar falha na utilização do programa o qual necessitará ajustar a configuração da sua máquina para que possa funcionar corretamente.




Autor: Danilo Alves

Máteria Importante sobre erros de instalação de PVA: Clique Aqui !

Notas :

1 - Erro - ERRO! A escrituração não será transmitida. O descritor e versão do descritor utilizado para a validação do arquivo não são válidos, favor verificar se existe nova versão do PVA disponível, instalá-lo, validar a escrituração e tentar transmiti-la novamente. – NEG: 24.


Dica de correção:


1- Baixar o programa atualizado se for preciso e instale novamente.
2- Atualize as tabelas.
3- Exporte o arquivo.
4- Importe o arquivo exportado para fazer a validação.
5- Valida 
6- Assina novamente e transmite.

Obs: O problema é que o arquivo deveria estar validado quando saiu à nova versão, causando assim esse erro.

Nova dica - Algumas vezes ocorre erros de tabelas ou problemas no envio, o procedimento apresentado abaixo já tem solucionado alguns erros. Abrir o local do arquivo instalado o programa, conforme figuras abaixo, procurar a pasta recursos e abrir , encontrar a pasta tabelas e excluir tudo que tem dentro dela.
Sai das pastas mencionadas, abre o programa novamente executando como administrador,  e atualiza as tabelas novamente, que o sistema baixará as tabelas atualizadas, conforme as figuras abaixo.





Autor: Prof.Danilo Alves

4 comentários:

  1. Muito obrigada! Resolvi esse problema com a nova versão 5.0.1, apenas no ícone já instalado, para "Executar como Administrador", Editei a escrituração, gerei o passo-a-passo, e consegui transmitir! grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oLÁ, ESTOU TENTANDO TRANSMITIR UMA ECD COM SITUAÇÃO DE EXTINÇAO DO ANO DE 2018 01/01/2018 A 20/12/2018, COM O LEIAUTE 6.0.0 DA ECD, EU CONSIGO VALIDAR GERAR E ASSINAR, MAIS QUANDO TRANSMITO DIZ isso: ERRO! A escrituração não será transmitida. O descritor e versão do descritor utilizado para a validação do arquivo não são válidos, favor verificar se existe nova versão do PVA disponível, instalá-lo, validar a escrituração e tentar transmiti-la novamente. – NEG: 24.
      e os certificados estão validos! lembrando que estou utilizando a versão mais nova que saiu agora 11/01/2019 se tiver alguma resposta meu email é esse: saintseia730@hotmail.com

      Excluir